quinta-feira, 10 de maio de 2018

PASSO A PASSO PARA CONFECCIONAR UM ÁLBUM DE SCRAPBOOK

Para confeccionar um álbum é bom saber que a parte interna chama-se de MIOLO,na capa a parte do lado chama-se LOMBADA.Comece sempre pelo miolo e depois faça a capa.                                      


PASSO A PASSO PARA O MIOLO:

Em uma folha inteira de papel color plus ou color set risque as páginas ( faça um molde em papel cartão e risque com um lápis) você precisará de 10 retângulos ( medida 24 cm x 22 cm) para um álbum de 11 páginas.




Para vincar eu uso este aparelho da Martha Stewart (comprei nos EUA) mas acho que tem disponível na internet ou lojas de materiais de scrapbook,ou então dobre com o auxílio de uma régua.


Escolha a medida (serão as abas depois) não pode ser muito estreita e depois vinque todos os retângulos iguais ( eu gosto de vincar em 7,5 cm ).Dentro do compartimento tem uma espátula para vincar com cuidado para não rasgar o papel.



Deve ficar assim:







Depois dobre e repita o processo com todos os retângulos.
Em seguida aplique fita dupla face em formato de "U" como mostra a foto :


Antes de unir as páginas você pode cortar as aberturas dos bolsos ,eu uso este furador de coração :


Posiciono de lado e corto uma meia rodinha assim como mostra a foto,treine antes em outro papel para não errar.



Deve ficar assim:


Retire as proteções da fita dupla face e fixe um retângulo no outro alternando abas e depois páginas pois cada página será um bolso maior para mais guardar mais fotos,observe a foto abaixo:


A colagem dever ficar assim:



Depois aplique dupla face nas páginas que serão os bolsos maiores:


Repita o processo em todos os retângulos ,no final o miolo dever ficar assim como mostra a foto:    






Escolha os papéis que deseja usar ,tire a medida (você poderá fazer um gabarito e depois riscar nos papéis antes de cortar ) se não tiver guilhotina ou cortador .


Em seguida corte os cantos usando cantoneiras para scrapbook.



Passe cola no papel e fixe na página do miolo .


Antes de continuar a colar os papéis ,separe os cortadores de barra que irá usar para este projeto.Você encontra muitos modelos diferentes de cortadores e furadores no mercado .


Eu vou usar estes dois para este projeto de hoje,são os meus preferidos e são da Martha Stewart:



Corte uma tira na largura da aba de cada página e corte no furador como mostra a foto abaixo:




Em seguida cole na aba assim:                                                                                                           




Para criar uma harmonia em seus álbuns de scrapbook ,é importante que a escolha de papéis seja assim: observe as cores das estampas ,procure combinar o papel seguinte sempre com cor do papel seguinte ou anterior a ele.Por exemplo o papel anterior anterior tem detalhes em amarelo,então eu usei papel com poá amarelo para fazer o composê de estampas, mas poderia ser azul,rosa,branco.


E assim sucessivamente ,o papel seguinte tem detalhes em amarelo então usei o outro que também tem esta cor .É importante que se a estampa de um papel for graúda a seguinte seja miudinha,para não pesar no visual.


Feito todo este processo até o final de cada página é hora de enfeitar as abas,pode ser com o que escolher,poderá aproveitar retalhos de papéis de outros projetos ,sempre realçando as cores e combinando .

                                      










Quando finalizar o miolo é hora de confeccionar a capa do seu álbum.Use papelão timbó.Risque usando a medida um pouco maior do que o miolo.Corte com estilete usando uma base para corte sobre a mesa.
Corte dois retângulos e uma tira mais fina que será a lombada:


Escolha um tecido que combine com o miolo.Aplique cola branca cascorez com um rolo de espuma ou uma esponja,deixando a cola uniforme ,em um lado do retângulo como mostra a foto abaixo,vire do outro lado e esfregue delicadamente o tecido para que não fique nenhuma bolha de ar no tecido e fique bem colado e liso.Feito isso passe cola na lombada e repita o mesmo processo do retângulo,mas antes de colar encoste um palito grande para deixar um espaço entre eles.Repita o processo com a terceira peça .


Depois de colado as três peças deve ficar assim do lado oposto:


Vire e corte os quatro cantos do tecido como mostra a foto:


Passe cola e e dobre assim como se estivesse encapando um caderno:


Depois tire a medida de toda a extensão e corte um retângulo em papel de scrapbook com gramatura mais resistente e cole usando a mesma cola que usou para o tecido a Cascorez com o auxílio de uma esponja ou rolo de espuma.


Marque com cuidado os vincos da lombada ,bem no meio e cole o miolo do lado direito usando a mesma cola,espere secar .


Enquanto seca a cola risque e recorte as tags para colocar nos bolsos das páginas depois.
Primeiro tire a medida ,depois risque e recorte ,em seguida fure e aplique ilhós,passe a cantoneira nos dois cantos e amarre fita mimosa.



Agora é hora de enfeitar a capa :


Faça um molde de coração risque em um papelão mais grosso , aplique cola e cole no tecido ,usando uma cor que combine com o tecido da capa.


Cole na capa e decore com fita galão,eu colei uma florzinha com miolo de brads (assessório para scrapbook).

E o resultado depois de tanto trabalho ,foi este :












Se preferir comprar um álbum prontinho ,é só enviar um e-mail para rosnerimorales@gmail.com



Muito obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário